Alunas do Curso Tático Policial Feminino participam de treinamento de combate em ambiente confinado

25 de maio de 2018 - 09:56 # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

As alunas da primeira turma do Curso Tático Policial Feminino participam nesta semana de treinamento de Combate em Ambiente Confinado ou CQB (Close Quarters Battle), como é mais conhecido. A atividade é ministrada pelos instrutores da Unidade Tático Operacional da Polícia Civil do Ceará (UTO), que são especialistas neste tipo de ação.

Em um cenário preparado para aproximar as participantes, o máximo possível, da realidade de um confronto neste tipo de ambiente, as alunas treinam progressões, deslocamentos e entradas táticas com a utilização de diversos tipos de instrumentos e armamentos letais e não-letais.

”Essas técnicas que estão sendo mostradas, são utilizadas na maioria das unidades policiais no mundo. São técnicas atualizadas e que vão dar a essas alunas a possibilidade e as ferramentas necessárias para saírem daqui cumprindo de forma mais eficaz mandados de busca e apreensão, mandados de prisão e demais ações que necessitem de entradas em ambientes desconhecidos ou ambientes que impossibilitem de forma imediata, o combate de forma mais livre”, explicou o instrutor de CQB, inspetor Tiago Fonseca.

Pioneirismo

O Curso Tático Policial Feminino é o primeiro treinamento operacional desenvolvido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) exclusivamente para o efetivo feminino da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e iniciou no último dia 17 com 24 mulheres.

Vanessa Paiva, uma das 14 alunas, que ainda permanecem no curso, destaca a importância desta oportunidade. “Desde que entrei na Polícia eu sempre me identifiquei bastante com essa parte operacional, quando surgiu essa oportunidade do I Curso Tático Policial para treinamento de policiais mulheres, eu fiquei muito empolgada e treinei bastante para realizar o TAF (teste de aptidão física) e isso para mim foi de imenso valor, pela vontade que eu tenho de aprimorar as minhas técnicas policiais e de participar efetivamente das operações policiais, de estar conjuntamente com os homens e fazendo a diferença”, pontuou a inspetora da Polícia da Civil.

Policiais civis e militares; profissionais da Perícia Forense e agentes da Polícia Federal participam da capacitação que tem previsão de término no dia 07 de junho.