Profissionais de Segurança são capacitados para a Condução de Cães de Busca

7 de maio de 2018 - 16:13 # # #

Leandro Freire e Anny Almeida (Ascom Aesp) – Fotos

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE) iniciou nesta segunda-feira (07), a primeira edição do Curso de Condução de Cães de Busca voltado para os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). O treinamento terá duração de duas semanas e também conta com a participação de alguns policiais civis, militares e agentes penitenciários.

O curso capacitará os alunos para desenvolverem atividades de buscas com cães em diversos tipos de situações. “É um curso básico que visa principalmente duas coisas, como é que o cão pode ser utilizado no Corpo de Bombeiros como uma ferramenta de busca e o manuseio do homem com essa ferramenta, ou seja, iremos formar uma dupla de agentes de segurança de busca, formada por um homem e um cão, que a gente chama de binômio”, explicou o coordenador do curso, tenente-coronel BM Lino Rodrigues Filho.

Para Lino, o trabalho de resgate com cães ainda é o que tem melhor custo, benefício e eficiência. “Até agora não existe nenhum equipamento de busca por odor tão eficaz e confiável como o olfato canino”, ressaltou o oficial.

As aulas serão realizadas na 1ª Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC) do CBMCE e incluirá instruções teóricas e práticas sobre condicionamento e psicologia canina; etologia canina; obediência; manutenção; busca terrestre, rural e urbana; acampamento; tiro defensivo e busca de restos mortais.

Segundo o comandante da SBRESC, Major Tallys Pereira de Lima, além de preparar os militares para o manejo com cães, a iniciativa também reforçará a atuação dos bombeiros na área de cinotecnia. “Nossa seção funciona em Fortaleza, no entanto a gente atende todo o Estado… Então, nosso objetivo é também descentralizar para diminuir nosso tempo de resposta… Temos aqui alunos de Itapipoca, Tauá, Crato e Quixeramobim”, pontuou Tallys.

A solenidade de abertura do curso aconteceu na sede da Aesp e contou com a participação do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Heraldo Maia Pacheco; da coordenadora de ensino e instrução da Academia, tenente-coronel Roberta Barbosa Monteiro e do comandante do Núcleo de Busca e Salvamento do CBMCE, tenente-coronel Holdayne do Nascimento Pereira.