Competição de abordagem policial marca o final do curso de formação profissional

2 de maio de 2018 - 12:07 # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

 

Os alunos da 3ª turma do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCPPM) participaram nesta segunda-feira (30), de Campeonato de Abordagem Policial. A competição ocorreu no Ginásio Poliesportivo da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE) e marcou o encerramento das atividades acadêmicas dos 1.400 alunos.

De acordo com o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, esta é uma das atividades mais esperadas pelos alunos durante a formação profissional e objetiva consolidar o conhecimento adquirido durante a disciplina de Técnica Policial Militar (TPM), além de padronizar as ações que serão desenvolvidas pelos futuros policias militares frente aos grupos vulneráveis na proteção dos direitos humanos. Ao todo, 35 dramatizações demonstraram de forma clara e objetiva, a maneira correta de como abordar mulheres, idosos, adolescentes, cadeirantes, população LGBTT, deficientes auditivos e pessoas em situação de rua, entre outros grupos da sociedade.

Durante as apresentações, uma banca avaliadora, formada pelo Delegado de Polícia Civil do Ceará, Alceu Henrique Teixeira Viana; e os tenentes da Polícia Militar do Ceará, Gabriel Zanella Veríssimo e Antônio Ytallo Silva Costa avaliaram de forma criteriosa os aspectos e procedimentos que uma equipe policial deve seguir para desempenhar seu papel de forma que respeite os Direitos Humanos quanto à especificidade da pessoa abordada. Sem esquecer dos aspectos operacionais como rapidez, eficiência, controle da arma e verbalização.

Os grupos 28, 22 e 25 foram contemplados com os troféus e medalhas de 1º, 2º e 3º lugares respectivamente. “Nossa abordagem tratou do deficiente auditivo, para isso, contamos com o apoio das motos patrulha. Queríamos chamar a atenção de como se deve abordar um surdo, pois poucos profissionais sabem como se portar nesse tipo de ocasião, e isso nos motivou a mostrar uma abordagem policial que possa ser padronizada. O titulo de campeão foi consequência do trabalho realizado, esse foi o primeiro passo para a vitória”, declarou Rafael da Costa Cardoso, aluno do grupo 28 do CFPCPPM.

Para o Delegado adjunto da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Alceu Viana, que participou da banca avaliadora, esse é o momento oportuno de poder conferir o nível de capacitação dos novos policiais militares. “Para mim é um honra participar desse momento de fechamento. Ter a oportunidade de ver e avaliar o trabalho que o corpo de instrutores e a forma primorosa como a Aesp vem realizando essa formação, só reforça a prova da qualidade do treinamento desses guerreiros”, finaliza Alceu.

No próximo dia 06, os candidatos serão submetidos à avaliação final do curso e no dia 13 de junho, participam da solenidade de formatura, marco do ingresso dos novos soldados na Polícia Militar do Ceará.

 

Sobre o concurso
O concurso para soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi lançado em julho de 2016, ofertando um total de 4.200 vagas. O edital previa a convocação de três turmas, até o ano de 2018. Mas, o governador Camilo Santana acelerou este processo e convocou as três turmas, ainda em 2017. Além de convocar mais uma turma neste ano. Desde o ano passado, a Academia já formou 2.655 novos soldados selecionados nas duas primeiras turmas do certame. A 4ª turma, com 398 candidatos, iniciou a formação no último dia 09 de abril.