Aesp inicia Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar para bombeiros militares

20 de abril de 2018 - 16:55 # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

Um grupo de 35 profissionais participam da capacitação, que terá duração de 8 semanas e uma carga horária de 688 horas/ aulas.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou nesta sexta-feira (20), o Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar para oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A proposta é aperfeiçoar os conhecimentos dos 35 participantes sobre procedimentos e técnicas voltadas para o salvamento de pessoas vitimas de acidentes.

O curso, que terá duração de 8 semanas e uma carga horária de 360 horas/ aulas, incluirá instruções de anatomia, atendimento pré-hospitalar em vítimas de afogamento, resgate de vitimas presas as ferragens, em locais elevados e também em espaços confinados.

Segundo o comandante do Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar do CBMCE, tenente-coronel BM Francisco Albert Einsten Lima Arruda, que também coordena o curso, a capacitação é uma exigência do Ministério da Saúde que, através da portaria 2048 regula todo atendimento pré-hospitalar no Brasil e tem sua grade curricular focada no treinamento prático dos profissionais. “O curso na sua grande maioria é prático, todo conteúdo segue os mais novos protocolos de atendimento ao politraumatizado, atendimentos clínicos, atendimento a afogados e agora temos uma renovação nesse curso, porque eles vão ter a parte de atendimento a armas de fogo. Existe uma nova portaria agora que é sobre estancamento de ferimento por agressão a bala. Esse protocolo é deste ano, e eles vão ser a primeira turma do Ceará a ter esse protocolo em mãos”, destacou o oficial.

Cabo Elânio Marlon, é bombeiro há nove anos e atua como guarda-vidas na 1ª Seção de Salvamento Marítimo. Apesar de já ter participado de outros cursos na área de APH, considera fundamental a oportunidade de aperfeiçoamento. “O bombeiro militar, a qualquer momento, tanto em serviço como na folga, pode se deparar com uma ocorrência de atendimento pré-hospitalar, e ele tem que estar com o conhecimento sempre atualizado para prestar um serviço de qualidade”, declarou o aluno.

A aula inaugural foi ministrada pelo capitão do Exército, Marcelo Affonso dos Santos, que palestrou sobre “Suporte de vida em combate” e contou com a presença do comandante adjunto do CBMCE, coronel Luiz Carlos Viana e da coordenadora de ensino e instrução da Aesp, tenente-coronel BM Roberta Barbosa Monteiro.