Alunos dos cursos de formação da Polícia Civil participam de instruções de defesa pessoal

8 de março de 2018 - 13:05 # # #

Com o intuito de capacitar os futuros agentes de segurança pública, a aplicarem de forma adequada e eficaz o uso progressivo da força, seguindo os princípios éticos de legalidade, necessidade, proporcionalidade e conveniência na ação, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realiza treinamentos diários de Defesa Pessoal Policial para os alunos da segunda turma do Curso de Formação e Treinamento Profissional para os cargos de delegado, inspetor e escrivão da Polícia Civil do Ceará.

Segundo o titular da Divisão Antissequestro (DAS) e instrutor da disciplina, delegado Antônio Pastor, além de elevar o nível de condicionamento físico, a disciplina proporciona aos discentes uma visão geral sobre as técnicas e posturas que devem ser adotadas pelo policial, em situações que possam ser contida de maneira eficaz, sem ter a necessidade da utilização de meios letais. “O aluno precisa ter noções mínimas de quando precisar intervir sem o uso de arma de fogo. Nosso principal objetivo aqui são os golpes de domínio, através deles, o policial consegue dominar o agressor, levá-lo ao chão e mobilizá-lo, de preferência sem dano a integridade física do infrator”, aponta o professor.

O treinamento possui 36 horas/aulas e contempla em seu conteúdo programático técnicas de amortecimento e rolamento; projeções; domínio no solo e em pé; técnicas de torções; socos; chutes; agarramentos; pegada no punho baixo e alta; técnicas de defesas de golpes traumáticos; defesa de armas brancas e armas de fogo; defesa pessoal policial entre outros assuntos.

Marco Apolo, aluno do curso de formação de escrivão de 1ª classe, avaliou o treinamento positivamente. “Mesmo atuando dentro da delegacia, nós como policiais, devemos saber o mínimo de técnica de defesa pessoal, para ter a segurança, resguardar a nossa própria vida e a de terceiros. Eu me identifiquei muito com a disciplina, e pretendo após o curso de formação, me aprofundar e realizar uma atividade de artes marciais. Posso afirmar, sem dúvida, que é uma técnica que iremos levar por toda nossa vida de policial civil”, declarou o aluno.

A disciplina de defesa pessoal está presente em todos os cursos de formação da Aesp e visam a preparação técnico-operacional dos futuros agentes de segurança pública.

Fotos: Anny Almeida (Ascom Aesp)