Servidores do Aesp participam de curso de Gestão de Contratos Administrativos

5 de março de 2018 - 16:26 # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGP/CE) promove até a próxima sexta-feira (9), o Curso de Gestão de Contratos Administrativos, direcionado aos servidores que atuam direta ou indiretamente nos setores de compras e licitações, na fiscalização e gestão de contratos administrativos da Instituição de Ensino.

Segundo o Secretario Executivo da Aesp, Nartan da Costa Andrade, o intuito da capacitação é nivelar o conhecimento para facilitar as rotinas diárias e minimizar as possibilidades de erro durante a aplicação dos procedimentos e práticas vinculadas à gestão de contratos administrativos. “Esse curso é importante para as nossas atividades porque vai fazer com que os nossos servidores, que estão atualmente nos assessorando nessa seara de gestão de contratos possam efetivamente ter uma capacitação e entender como funciona todo esse processo… Então, foi uma necessidade que foi suprida com uma parceria vitoriosa com a Escola de Gestão Pública… E a nossa perspectiva é pensar a gestão capacitando os servidores”, pontua o gestor.

O curso possui 20 horas/aula e contempla em seu conteúdo programático noções gerais de administração pública; licitação; instrumentos do orçamento público; receita e despesa pública; fracionamento e ordenamento de despesas; contrato administrativo; fundamentação legal; cláusulas, vigência e termo aditivos contratuais; execução, fiscalização e recebimento do objeito; gerenciamento e responsabilidades do gestor do contrato; falhas frequentes e controle na administração pública, entre outros assuntos.

De acordo com a instrutora do curso, Rosângela Araújo da Silva, que atualmente é diretora do Departamento Pessoal da Universidade Estadual do Ceará (Uece), através desse conhecimento, os profissionais poderão garantir que os recursos públicos utilizados na aquisição de bens ou na contratação de serviços, sejam empregados de forma adequada e eficiente. “O curso irá auxiliar todos os gestores de contrato no desempenho de suas funções, que não é uma tarefa impossível, mas requer conhecimento. E o conhecimento, ele qualifica o produto final, que é uma boa gestão de contratos. Essa é uma oportunidade única de discutir as necessidades que são comuns, embora contratos e objetos diversos, mas as dificuldades, os aprendizados são corriqueiros para que a Academia tenha uma ótima gestão de contrato”, aponta a consultora.

Cerca de 40 servidores participam do treinamento, incluindo gestores de contratos e servidores da Coordenadoria administrativo-financeira.

Mais controle e eficiência

Para administrar os recursos financeiros, acompanhar a execução dos serviços e o cumprimento de datas com maior controle e eficiência, desde 2014 a Aesp utiliza o Sistema de Gestão de Contratos, conhecido como GCont. A ferramenta, considerada pioneira no Governo do Estado do Ceará, foi totalmente desenvolvida pela Célula de Tecnologia da Informação da Aesp e possibilita gerenciar de forma padronizada, eficiente e simples todos os contratos financeiros da Academia.

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)