Alunos do curso de formação da Polícia Civil recebem instruções de primeiros socorros

1 de fevereiro de 2018 - 15:46

Com o intuito de criar condições para que o futuro profissional de segurança pública possa prestar um atendimento rápido, preciso e seguro em situações de emergências, onde seja necessário aplicar os primeiros socorros, até a chegada de um atendimento especializado, os alunos da segunda turma do Curso de Formação e Treinamento Profissional para os cargos de delegado, inspetor e escrivão da Polícia Civil do Ceará, em processo de formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), estão tendo aulas de Noções de Primeiros Socorros.

Ao longo da disciplina, os futuros policiais civis puderam realizar o procedimento de reanimação cardiopulmonar (RCP), que são massagens cardiorrespiratórias contínuas aplicadas em situações de emergência, e a forma correta de atendimento as vítimas de hemorragias, queimaduras, estado de choque, choque elétrico, fraturas e imobilizações.

Para a instrutora da disciplina, lotada no Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), tenente BM Isabel Cristina, qualquer profissional pode eventualmente passar por situações de emergência, seja em casa ou no trabalho, por esse motivo é importante ter esse conhecimento para saber como agir. “O policial civil deve ter um mínimo de conhecimento sobre primeiros socorros, seja para identificar situações de emergências clínicas, como, por exemplo, os sintomas de um infarto, AVC, aneurisma e trombose. Ele poderá aplicar essas noções em ocorrências ou nas operações, a fim de atender um colega que levou um tiro, um acidente ou uma vítima de uma picada de animal peçonhento”, pontua a oficial.

A disciplina possui 18 horas/aula e contempla em sua grade curricular noções de bio segurança; avaliação inicial do local e da vítima; controle da circulação e das hemorragias; parada cardiopulmonar; técnica de RCP; hemorragia externa e interna; abertura e desobstrução das vias aéreas e controle da coluna cervical; queimaduras; tipos de lesões; emergências clínicas, infarto agudo do miocárdio; convulsões entre outros assuntos.

De acordo com o aluno do curso de inspetores, André Callou Cruz de Vasconcelos, os conhecimentos adquiridos na Academia são de grande importância para que o servidor público possa desempenhar com efetividade sua função. “Na Aesp, temos um ensino bastante abrangente. Na parte de primeiros socorros, vimos desde acidentes de trânsito até animais peçonhentos. Acredito que esse vasto aprendizado irá contribuir bastante no aprendizado do policial, porque essa vida de policial a gente não sabe o que vai encontrar pela frente, pode acontecer de tudo! Para isso é necessário estarmos bem preparados”, conclui o discente.

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)