Bombeiros militares concluem capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar

15 de dezembro de 2017 - 18:43


Depois de duas semanas de intenso treinamento, um grupo de 30 profissionais de segurança pública – incluindo 22 bombeiros militares do Estado do Ceará, dois do Estado do Amapá e seis policiais militares do estado do Ceará – concluiu o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Básico – CAPHB, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE).

Segundo o coordenador do curso que, também é comandante do Núcleo de Resgate e Emergência Pré-hospitalar (NREPH) do CBMCE, Tenente-coronel Albert Einstein Lima Arruda, a capacitação serve como uma recertificação dos bombeiros que já trabalham com resgate, além de habilitar outros agentes de segurança para atuarem na área. “Ele (curso) serve para uma requalificação dos bombeiros nas novas técnicas e protocolos pré-hospitalar, por que isso é muito dinâmico e com o passar do tempo vão se mudando os protocolos e nós temos que atualizar a tropa”, destacou o militar.

Albert explica que foram 100 horas de instruções, eminentemente práticas, que encerram hoje com uma grande simulação de ocorrências. “O curso culminou no dia de hoje, que a gente chama “Dia D”, ou “Dia de Campo”, onde os profissionais são submetidos a diversas práticas, de tudo aquilo que eles aprenderam durante o curso. Então, hoje eles tiveram simulação de retirada de vítima de caso de fumaça, retirada de vítima de dentro de veículo sinistrado, retirada de vítima de dentro de poço, retirada de vítima afogada e transporte de vítimas por longos caminhos”, pontuou o coordenador.

A solenidade de encerramento do curso aconteceu na tarde desta sexta-feira (15), na sede da Aesp, e reuniu docentes, discentes e familiares dos concludentes, além do diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior; do secretário executivo do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, tenente-coronel BM Marcos Ely de Araújo Viana e da coordenadora de ensino e instrução da Aesp, Roberta Barbosa Monteiro.

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)